Dia da Mulher

Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março?

Dia 8 e março, conhecido por ser internacional das mulheres. Data comemorativa oficializada pela Organização das Nações Unidas em 1970, simboliza a luta histórica para terem suas condições equiparadas a dos homens. No início a data remetia a luta por igualdade salarial, mas atualmente lutam também contra o machismo e a violência contra a mulher.

Mas você sabe o acontecimento que deu origem a essa data?

A data dá como homenagem a um incêndio que aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911. O incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas,125 mulheres e 21 homens. Essa historia é considerada um marco para ser estabelecido o do dia das mulheres, mas vale ressaltar que por mais que seja um acontecimento significativo, o dia das mulheres não foi criado por influência de uma tragédia, mas sim a representação de décadas de engajamento político das mulheres por reconhecimento de sua causa.
Em 1910, ocorreu o II Congresso Internacional das Mulheres Socialistas, nesse evento, Clara Zetkin, membro do partido comunista alemão, deu a ideia da criação da data, mas sem falar um dia específico. Ela era totalmente por dentro de campanhas que defendiam o direito das mulheres no âmbito trabalhista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat